ESPÍRITO
Os Espíritos são seres inteligentes criados por Deus sendo que desconhecemos a época e a maneira de sua criação. A criação dos Espíritos é permanente, quer dizer que Deus jamais cessou de criar.
O Espírito, em sua essência espiritual é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter uma ação direta sobre a matéria, sem um intermediário.
PERISPÍRITO
O perispírito, ou corpo fluídico dos Espíritos, é um dos produtos mais importantes do fluído cósmico; é uma condensação desse fluído em torno de um foco de inteligência ou alma.
O corpo perispiritual e o corpo carnal, tem sua fonte, no mesmo elemento primitivo (Fluido Cósmico Universal) - um e outro são matérias, embora sob dois estados diversos.
Os Espíritos extraem seu perispírito do ambiente onde se encontram, o que quer dizer, que esse envoltório é formado dos fluidos ambientais. Daí resulta que os elementos constitutivos do perispírito devem variar segundo os mundos. Ao deixar a Terra, o Espírito aí deixa seu envoltório fluídico, e reveste um outro apropriado ao mundo onde deve ir. A natureza do envoltório fluídico está sempre em relação com o grau de adiantamento moral do Espírito.
Muitos tem o perispírito bastante grosseiro, que se confundem com o corpo carnal, depois de desencarnado, permanecendo na superfície da Terra. O envoltório perispiritual do mesmo Espírito se modifica com o progresso moral dele, em cada encarnação. O perispírito é a matriz espiritual do corpo físico (forma). Ele retrata o nosso estado mental.
CORPO
Tem seu princípio no Fluído Cósmico Universal condensado em matéria tangível. Tem a mesma composição química que os animais, os mesmos órgãos, as mesmas funções e os mesmos modos de nutrição, de respiração, de excreção e de reprodução; nasce, vive, morre nas mesmas condições, e com a morte, seu corpo se decompõe, como o de tudo quanto vive. Não há em seu sangue, sua carne, seus ossos um átomo diferente dos que se encontram nos corpos dos animais. O corpo é, pois, ao mesmo tempo o envoltório e o instrumento do Espírito, e a medida que este adquire novas aptidões, reveste um invólucro apropriado ao novo gênero de trabalho que deve realizar.
1 comentários :
ÓTIMO TEXTO, ADORO LER.
Postar um comentário